Amarrados no Tênis

O mundo do tênis como você nunca viu!

Começou o 39º Banana Bowl!

Zé Pereira em ação pelo Banana Bowl

Zé Pereira em ação pelo Banana Bowl

Começou nesta segunda-feira um dos maiores torneios de tênis juvenil do mundo, o Banana Bowl. A competição, que chega à sua 39ª edição, é realizada pela Federação Internacional de Tênis e pela Confederação Brasileira de Tênis. Para se ter uma ideia de sua importância para os jovens jogadores, ela  tem o peso de um Grand Slam para a categoria juvenil.

 

O Banana Bowl foi criado em 1968 por Alcides Procópio, então presidente da Federação Paulista de Tênis, e o curioso nome foi dado por causa do Orange Bowl, que acontecia nos Estados Unidos. Há a versão masculina e feminina do torneio, que também é dividido por idade: um com tenistas de 14 a 16 anos, e outro com os que têm acima dessa idade até 18.

 

Em 2009, os mais novos jogam o torneio em São Paulo, e pela primeira vez os mais velhos disputam em Florianópolis. O brasileiro que é um dos favoritos ao título em Santa Catarina neste ano começou com uma vitória suada. José Pereira Júnior bateu o japonês Yasukata Uchyiama por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7(5) e 7/5, após salvar dois match-points antes de confirmar a vitória.

 

Grandes tenistas já foram campeões da competição. O Banana Bowl 18 anos, por exemplo, já foi conquistado pelo grande John McEnroe ao vencer o tcheco Ivan Lendl em 1977, pelo também americano Andy Roddick em 2000, e por Fernando Meligeni, o Fininho, em 1989. Gustavo Kuerten já foi campeão da categoria 16 anos, em 1992.

 

E Guga fez questão de dar apoio à garotada em Floripa. Nesta terça-feira, ele fez um treinamento na Quadra 1, antes do início das partidas do dia. O ex-número 1 do mundo disse que o torneio é muito importante para a categoria, e relembrou com saudades da época em que atuou na competição.

 

Acompanhe algumas curiosidades do torneio e as novidades no blog oficial da 39ª edição do Banana Bowl em http://bananabowl39.wordpress.com/

 

Anúncios

18/03/2009 - Posted by | Tênis Internacional, Tênis no Brasil | ,

2 Comentários »

  1. Só de ver os nomes que já conquistaram o Banana Bowl já da pra saber que os garotos têm futuro.

    Anote o nome dos favoritos porque daqui a alguns anos eles estarão fazendo frente aos grandes tenistas da atualidade, como Nadal e Djokovic.

    Comentário por Maurício Vanni | 18/03/2009 | Responder

  2. Na verdade, além de ser um torneio muito tradicional das categorias de base do tênis, ele também é uma verdadeira escola de futuros profissionais. Como foi citado na matéria acima.

    Legal foi a atitude do Guga de incentivar a molecada a participar do Banana Bowl, fazendo essas aparearições.

    O tênis precisa ser valorizado no Brasil, assim como seus profissionais e ex-atletas.

    Comentário por Murilo | 18/03/2009 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: